Tudo que você precisa saber sobre sucos, frutas, polpas…

Comer a Fruta ou tomar o suco ??

Suco de fruta ou suco de “caixinha” qual a diferença???

No dia a dia corrido…estamos sempre procurando facilitar e simplificar as coisas.. facilitar a alimentação também tem sido uma escolha da grande maioria.

Os alimentos naturais têm sido cada vez menos consumidos, por serem considerados menos práticos. E diante dessa correria não sobra tempo para lavar, descascar ou até mesmo para comprar as frutas??

Acredito que a medida que tomamos mais consciência da nossa alimentação decidimos fazer um esforço maior e escolher o melhor! Por isso nesse post resolvi colocar as diferenças para que você possa fazer a melhor opção!

Muitas pessoas vem realizando a troca das frutas x suco, e muitas vezes pelo suco industrializados , de caixinhas ou em polpa…

 

Há diferença dos sucos de caixinhas industrializados x naturais?

suco

 

 

Há sim muita diferença…o suco natural é infinitamente melhor que o industrializado.

Os sucos concentrados ou mesmo os sucos de caixinha não tem os mesmos nutrientes do suco natural, não contém fibras, além de maior quantidade de açúcar. Os Sucos de caixinha podem conter corantes, como o de caramelo e a tartrazina, além de outros aditivos químicos, interpretados por nosso organismo como xenobióticos, e assim sendo, geram estresse oxidativo e inflamação. O consumo de bebidas adoçadas está associado a elevação do risco de diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, entre outras patologias. Já há no Mercado opções de sucos de caixinhas sem açúcar, sem corantes, vale sempre ler o rótulo!!!

suco 2

 

 

Suco de frutas ou a fruta?

O suco Natural substitui a fruta in natura??

Definitivamente a fruta in natura é sempre a melhor opção!

As frutas são alimentos ricos em fibras solúveis (capazes de reduzir o colesterol e manter a homeostase intestinal) e insolúveis (evitam a obstipação), em vitaminas (dentre as quais destaca-se a C, importante antioxidante que previne doenças crônicas não transmissíveis e envelhecimento precoce) e em diversos compostos bioativos antioxidantes, como carotenoids e  flavonoids. A maior ingestão de frutas está associada à redução do risco de cânceres, obesidade, doenças neurodegenerativas, hipertensão, entre outras enfermidades. Sendo assim, são essenciais em cardápios saudáveis.

suco 3

 

 

 

Mas com certeza o suco natural é mais benéfico à saúde do que os de caixinha, pó ou polpa.

Para deixar esse suco ainda mais saudável faça combinações com fibras (linhaça, chia..) , hortelã, cenoura…sempre lembrando de não consumi-los com as grandes refeições, pois dificultam a digestão.

Sucos de pó ou caixinha? As polpas, porém, são pobres em fibras, que são retiradas ou quebradas por enzimas em seus processamentos. Perdem também algumas vitaminas e compostos bioativos não resistentes ao tratamento térmico que recebem antes de serem ensacadas.

 

Cuidados com o preparo dos sucos !!

A melhor forma de preservar os nutrientes de uma fruta nos sucos é consumí-los imediatamente após seu preparo, pois isto evitará que algumas vitaminas se percam devido ao contato com o ar ou a luz.

Quanto mais tempo demoramos a consumir o suco, maior é a perda das vitaminas que oxidam na presença da luz e do oxigênio, como é o caso da vitamina C.

 

Uma dica: é não adicionar açúcar ou adoçantes artificiais. Degustar sempre o sabor da fruta !

Mais um incentivo para o consumo de frutas in natura, estudos recentes demonstraram que as  pessoas que comeram pelo menos duas porções por semana de certas frutas inteiras reduziram seu risco de diabetes tipo 2!

Espero que agora possamos fazer sempre a melhor escolha de quando toar um suco ..comer uma fruta e optar pelo melhor suco!!!

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