Produtividade x Felicidade

Você sente que às vezes o dia passou e você simplesmente não fez nada?

Eu não sei vocês, mas eu, nos dias em que estou distraída, o dia voa e quando me dou conta já são 10 da noite e a bonita aqui não produziu quase nada.

Ok, confesso que meu nível de exigência é alto. Mas a verdade é que manter o foco é um esforço diário.

E não é falta do que fazer, pelo contrário, é excesso.

Como são muitas coisas pra fazer, a cabeça quer fugir e passear pelo mundo das distrações.

Aprendi a ter consciência sobre este fato, e vim aqui dividir com vocês.

Eu ficava muito triste quando o dia terminava e eu tinha a sensação de ter produzido pouco.

Todos nós temos muito o que fazer e as mesmas 24 horas todos os dias.

Saber entender o que é prioridade é crucial e vital.

Se não soubermos enxergar no meio de um zilhão de tarefas o que é prioridade, e quando eu digo isso, estou falando realmente sobre o que é mais importante, não conseguiremos produzir como desejamos.

Responder todas as mensagens do grupo da academia por exemplo, não é a coisa mais importante agora enquanto escrevo este artigo, certo? Pode esperar.

Olhar site de roupas, também não. Ver o feed do Facebook, nem pensar.

Mas se eu terminar de fazer o artigo e a cabeça estiver cansada, eu posso dar uma olhadinha para descansar um pouco a mente. Porém com tempo contado. Me permito fazer isso durante o dia por 5 minutos. Depois retomo as atividades. É preciso ter disciplina.

O grande segredo da produtividade está guardado em saber administrar prioridades e determinar tempo para algumas atividades.

Comece seu dia organizando suas tarefas. Fazer isso no dia anterior é melhor ainda.

Chegar para trabalhar sabendo por onde começar irá salvar muito tempo em sua vida e as chances de cometer erros serão bem menores.

Mas é claro que a vida não é só trabalho, portanto, busque meios de facilitar sua vida pessoal.

Às vezes você precisa dedicar um tempo inicial para se organizar e depois que isso estiver feito, fica mais fácil. No começo é meio duro de se adaptar.

Ao invés de precisar todos os dias pagar contas, por exemplo, coloque as que puder em débito automático e agende o pagamento conforme forem chegando. Para evitar problemas, deixe um lembrete para checar uma vez por semana se os débitos ocorreram.

Quando for ao mercado, faça uma lista do que precisa, vá com foco, isso irá te poupar MUITO tempo.

Não ligue a TV logo que chegar em casa. Faça alguma outra coisa. Leia 5 páginas de um livro, tome uma taça de vinho, dê uma volta com os cachorros, se tiver filhos, brinque com as crianças, faça qualquer coisa que te agrade, mas não ligue a TV logo de cara.

Você sabe que não vai querer fazer mais nada quando o sofá te abraçar!

Determine pelo menos 3 dias da semana para fazer atividade física. Isso faz um bem enorme para a saúde e aumenta o seu nível de disposição para realizar as outras coisas.

O fato é que se você decidir e determinar tudo isso antes, não irá deixar de fazer, porque já criou um compromisso com você mesmo.

Enfim, estes são alguns exemplos de coisas simples que podemos fazer para realizarmos mais e ainda ter tempo de fazer o que der na telha ou simplesmente não fazer nada! Amo o ócio, mas claro, depois de saber que produzi!

Não é fácil, mas conseguir organizar a rotina para ser mais produtiva está fazendo de mim uma pessoa cada vez mais feliz e plena.

E você? Como anda seu nível de felicidade x produtividade?

Um beijo no coração e até o próximo post!

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *