Parque de Cães: Aproveite do espaço com responsabilidade

É certo que os cães adoram passear em praças, parques, terrenos etc. E eles gostam mais, quando eles conseguem fazer o passeio sem o uso da guia.  É claro que muitas vezes passeamos pelas ruas do bairro e andar sem a guia é muito arriscado e não podemos colocar em risco a vida de nosso cão.  Porém para a felicidade dos cães, parques de cães estão sendo criados em alguns locais.

Porque esses parques são tão bons?  

Esses parques são ótimos, pois são cercados e nossos cães podem andar soltos, sem a necessidade da guia, permitindo que haja uma melhor interação com outros cães e também possam correr e brincar “livremente”.

Quando passeamos na rua, temos a obrigação de zelar pelo nosso cão, pelo ambiente e pelas pessoas. No parque temos de ter os mesmos cuidados, porém com uma atenção maior, já que haverá diversos cães e pessoas no mesmo espaço. Abaixo seguem algumas orientações importantes para um bom uso do espaço:

1- Tenha sempre saquinhos para recolher as fezes de seu cão. É nossa obrigação manter a área limpa;

2-Evite fazer carinhos em cães desconhecidos, você não sabe a reação dele e ele não sabe qual sua intenção;

3- Se seu cão tiver um temperamento “antissocial”, coloque uma focinheira adequada nele. Usar focinheira errada pode ser muito prejudicial a saúde do cão. Ela deve, além de proteger das mordidas, deve permitir também que o cão consiga manter a boca aberta, pois ele mantem a temperatura do corpo adequada;

4- Ofereça água ao seu cão de vez em quando;

5- Fique sempre atento a seu cão. Assim você consegue evitar ou agir rapidamente em caso de incidentes;

6- Jamais leve uma cadela no cio. Isso com certeza causará brigas entre os cães e possíveis mordidas nos humanos;

7- Se você tem um cão macho não castrado, redobre a atenção, pois ele pode querer montar em outros machos (questão de dominância) ou em fêmeas (acasalar), em ambos os casos, pode ocorrer brigas. Nessa situação aconselho manter ele preso a guia;

8- Tenha cuidado ao entrar e sair do espaço, pois algum cão pode escapar nesse momento;
Agora vamos aproveitar os espaços e deixar nosso amigo se divertir com outros cães.

 

Até a próxima,

Fernando Oliveira

www.consultorcanino.com.br

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *