O Empreendedor Sustentável

Nestes tempos onde a terra reclama cada vez mais sua parte nos negócios e a sociedade cobra uma postura participativa das empresas na construção de um mundo melhor, um ambiente saudável e uma economia que se perpetue no tempo, é imprescindível que os empreendedores atuais e do futuro pensem em seus negócios além do portão de suas empresas. Proponho um novo tipo de empreendedor: o Empreendedor Sustentável!

Quem seria então esse tal Empreendedor Sustentável? É aquele que estabelece seus negócios em cima de três pilares, ou 3 P’s: People, Planet e Profit (Pessoas, Planeta e Lucro).

O primeiro pilar de sustentação são as pessoas; este empreendedor possui a exata noção de que negócios são feitos por pessoas. Por trás de cada software ou carro vendido existe uma centena de pessoas que o programaram, fabricaram, e outras milhares que o comprarão. Este empreendedor toma decisões pensando nestas pessoas.

Sua outra fortaleza é o planeta. Os negócios não são mais criados pensando somente no quanto a empresa irá lucrar, mas o quanto de dano este produto ou serviço impactará no meio ambiente; quais os insumos necessários para sua fabricação e qual será a sua destinação após o uso.

Ainda, o Empreendedor Sustentável busca o lucro, mas não a qualquer custo. Um lucro que tem por base a ética. Negócios feitos de forma transparente e honesta, de modo que fornecedores e concorrentes não saiam prejudicados por transações feitas de modo ilegal e por meio escusos. Lucro este que também deverá ser distribuído entre acionistas, governo, colaboradores, sociedade e meio ambiente.

Por fim, o Empreendedor Sustentável é aquele que tem consciência de que suas atitudes tem reflexos muito maiores do que só para ele mesmo. E quando toma uma decisão, reflete sobre os impactos possíveis que esta ação trará para todos os envolvidos no seu negócio.

 


 

*Tiago Aguiar é advogado e Mentor de Negócios. Autor do Livro “DÊ UM STARTUP NA SUA VIDA” publicado pela Ed. Saraiva, 2013.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *