Mas afinal, como se faz cerveja?

Começo meu texto hoje com uma pergunta…

Já parou para pensar em como é feita a cerveja gelada e amarguinha que você toma com a galera? E que, inclusive, é possível fazer uma cerveja com o pessoal?

É isso mesmo!

Há um tempo atrás quase ninguém se preocupava com o processo de fabricação de cerveja. Mas esse quadro mudou e muito. Hoje a variedade de estilos e de marcas nacionais e internacionais está em grande ascensão, assim como a procura por aprender a fazer cerveja. Lojas virtuais e físicas de equipamentos e matéria prima são fáceis de encontrar, quiosques de cervejas gourmet em todos os cantos com bastante novidades e até linha de cervejas exclusivas. Aqui no Brasil os cervejeiros estão cada vez mais mestres nas receitas gourmets de cervejas, ousando com tudo que é ingredientes e misturas.ingredients

Na minha experiência em transmitir o conhecimento sobre esse líquido tão antigo e atual ao mesmo tempo, posso afirmar que o fato da produção da cerveja começar quente e doce é surpreendente para a maioria. Foi para mim, inclusive!

Como assim quente?

IMG_20150820_215958314

A cerveja é feita tradicionalmente com 4 ingredientes (água, malte de cevada, lúpulo e levedura), passa por algumas etapas de fabricação e leva um certo tempo para ficar pronta. E onde tudo começa, é no fogão! A primeira etapa de produção tem o nome de mostura, que é quando fazemos uma espécie de chá de malte (ou pão líquido no início dos tempos), doce por natureza. Depois de fabricado, esse mosto é resfriado e para passar pelo processo de fermentação, momento em que a levedura coloca a mão na massa, se aproveita da doçura e a transforma em álcool, nos presenteando com a tão famosa e desejada cerveja. Desse momento, ainda vai um tempinho para ficar prontinha para ser degustada, mas quente nunca mais hahaha.

Fazer cerveja é uma arte, uma diversão, uma terapia e um eterno aprendizado.

Viva!!!

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *