Alimentos funcionais

O dia a dia corrido, muitas vezes nos leva a fazer escolhas erradas, que nos deixam frustadas quando nos olhamos no espelho e no fim do dia lembramos que poderíamos ter nos alimentado melhor.

 

Você já ouviu falar em nutrição funcional e em  alimentos funcionais?

A Nutrição Funcional  é individualizada para cada paciente, com seu histórico, sinais e sintomas. O que é bom para um necessariamente não será bom para outro. Porém temos alimentos com propriedades que beneficiam o organismo e estes estão na lista de quem procura hábitos saudáveis.

Uma variedade de frutas, verduras e legumes devem fazer parte da rotina na hora das refeições. No entanto, alguns alimentos merecem atenção especial.

Os chamados “alimentos funcionais” contêm ingredientes ativos que beneficiam o organismo de alguma forma. Podem ajudar na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, ter impacto positivo na performance física, como construção muscular, e no comportamento das pessoas, como diminuição de ansiedade e depressão.

Os Carboidratos integrais (arroz integral, aveia e cereais integrais) – apresentam um índice glicêmico menor e maior quantidade de vitaminas e minerais em suas composições e contribuirão para o fornecimento de fibras ao organismo. Estas facilitarão o funcionamento intestinal e também darão ao organismo a sensação de saciedade.

As leguminosas, como o feijão, o grão de bico e a lentilha, fornecem ao organismo proteínas, que desempenham papel importante na construção e manutenção dos tecidos, além de micronutrientes, como: ferro, vitaminas do complexo B, potássio e fibras.

Os peixes são alimentos importantíssimos para a saúde humana, fornece ao organismo o Omega 3, que é uma gordura benéfica a saúde, e esta relacionada com a melhora de processos inflamatórios, doenças cardíacas, entre outros.

As frutas, legumes e verduras, são essenciais a boa nutrição. Eles fornecem ao organismos vitaminas e minerais, que desempenham funções importantes ao organismo, e também, são fontes de fibras.

E os chás de ervas, contribuem para a diminuição da retenção líquida, devido seu efeito diurético.

Os alimentos antioxidantes combatem o excesso de radical livre, facilitando todo o processo.

 

Abacate

Abacate é rico em Potácio, ótimo para evitar a retenção de líquido

Abacate é rico em Potássio, ótimo para evitar a retenção de líquido

Rico nos antioxidantes como as vitaminas A, C e E, apresenta em sua composição o beta-sitosterol que age como um anti-inflamatório,

fazendo com que as células do organismo exerçam melhor suas funções.

Possui também gordura monoinsaturada e fibras que promovem saciedade, além do potássio que auxilia na diminuição da retenção hídrica, comum em quem apresenta a celulite.

Só não vale comer uma porção exagerada e nem “lotar” seu abacate de açúcar refinado.

Excelente no combate à celulite, pois apresenta o ácido elágico, que evita o envelhecimento precoce das células, além de serem ricas em antocianidina, flavonoide com atividade anti-inflamatória e que fortalecem os vasos sanguíneos.

Não preciso falar mais nada, não é mesmo??

 

 

Quer trocar o pão do café da manhã para potencializar a perda de gordura abdominal, mas não sabe por qual alimento?

Que tal a batata-doce?

Batata doce é o carboidrato do bem, tem baixo índice glicêmico

Batata doce é o carboidrato do bem, tem baixo índice glicêmico

Ela é uma ótima fonte de carboidrato e apresenta menor índice glicêmico que a batata inglesa e que o pão branco. Isso significa que ela eleva lentamente a taxa de açúcar no sangue, liberando pouca insulina no organismo, hormônio que está relacionado ao acúmulo de gordura corporal.

Deixe-a cozida e acrescente canela em pó ou fio de azeite com ervas desidratadas no momento do consumo.

Ela também pode ser uma excelente opção para pré-treino.

 

Frutinha Golden Berry

 

Mais uma superfruta da família dos berries, é rica em proteína e ferro, ajuda na construção do músculo, possui

Golden Berry rica em vitaminas B e C

Golden Berry rica em vitaminas B e C

vitaminas B e C e minerais como

cálcio e fósforo que protegem a saúde e beleza do ataque de radicais livres.

Uma colher de sopa , quantidade suficiente para um dia e tem apenas 4 calorias.

 

 

 

 

Beterraba

 

Nova paixão das "musas fitness", A beterraba aumenta a disposição para fazer exercícios físicos

Nova paixão das “musas fitness”, A beterraba aumenta a disposição para fazer exercícios físicos

 

É rica em ácido fólico e outros nutrientes e tem sido muito utilizada pelas “musas fitness” para quem quer mais disposição e força nos exercícios, além disso é antioxidante. E apesar de docinha tem grandes quantidades de fibras que fazem que a liberação de energia aconteça aos poucos.

 

Amêndoa

Rica em gorduras do bem, combater os processos inflamatórios.

Amêndoas - Combate processos inflamatórios

Amêndoas – Combate processos inflamatórios

Vale lembrar que esses alimentos devem ser consumidos frequentemente e ainda devem ser associados a um estilo de vida saudável (com dieta equilibrada/balanceada e com atividade física) para que possam ter os efeitos desejados. Então, não adianta uma pessoa consumir linhaça (que é alimento funcional) se no resto do dia ela tem uma dieta desequilibrada, consumindo muitas gorduras.

Espero que esses alimentos possam estar na sua listinha do ISSO PODE.. para te ajudar a enfrentar a correria do dia a dia e para que você consiga conquistar seus objetivos, seja para terminar o dia bem ou planejar uma vida melhor!

 

Até a próxima!

Juliana Cota

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