Pele branquinha e bochechas rosadas são características apaixonantes nos bebês e tem um certo charme na vida adulta. Porém, quando a face rosada que ruboriza de vez em quando se torna persistentemente vermelha temos um problema: é melhor consultar um dermatologista pois o diagnóstico pode ser rosácea!
A rosácea é uma dermatose crônica que acomete principalmente as mulheres entre 30 e 60 anos, com maior pico de incidência na terceira e quarta décadas de vida.
Os surtos de vermelhidão são desencadeados por alguns gatilhos, sendo os mais frequentes:
· Bebidas alcoólicas
· Bebidas quentes, como café, chá ou chimarrão
· Alimentos condimentados
· Exposição ao sol, ao frio intenso e ao ventos
· Mudanças climáticas
· Ambientes quentes e abafados
· Prática de exercícios físicos
· Produtos de uso tópico com álcool na formulação, como adstrigentes e tônicos
· Stress e alterações emocionais

Acontece um intumescimento da região local e aparecimento de tecido fibroso, deixando a aparência da pele bastante grosseira. Pode acometer também os olhos em 50% dos casos, necessitando de cuidados oftalmológicos. Existem outros subtipos menos frequentes como a rosácea granulomatosa, conglobata e fulminante.

O uso de protetor solar é fundamental. Existem tratamentos tópicos e orais que tentam combater a inflamação e recentemente foi lançado no Brasil uma nova substância, a Brimonidina, que faz vasoconstrição dos vasinhos levando à melhora do eritema (vermelhidão).
Se você apresenta sintomas semelhantes procure um dermatologista para avaliação e tratamento adequado!
Beijos e até a próxima!