Ditadura do Orgasmo Vaginal

É um prazer estar aqui com vocês iniciando  uma coluna junto ao blog da Amanda Pereira, essa mulher linda e maravilhosa!!!  

Trabalho com mulheres e para as mulheres há 25 anos!!  

Sou médica ginecologista com pós graduação  em Medicina sexual,  Educação e Terapia sexual.

Em  Sexologia existe uma imensidão de  dúvidas a respeito do funcionamento da sexualidade masculina e feminina como  desejo, excitação , orgasmo e dificuldades no ato sexual: dor e vaginismo que é o  medo de sentir dor.

Todas essas questões vão merecer o nosso carinho e consideração em informar e esclarecer para propiciar um crescimento individual e de casal com mais qualidade e prazer.

Estarei com vocês uma vez por mês  para um bate papo interessante e bem humorado …

Vamos começar pela Ditadura do Orgasmo Vaginal.

Quantas vezes sou abordada em consulta pelo desejo próprio e/ou do parceiro para ter orgasmos vaginais.  Sentimentos de frustração, incompetência  feminina ou baixa de autoestima acompanham essas mulheres e as vezes até a raiva dos parceiros por não entenderem que aquela mulher simplesmente não chegou lá com o estímulo vaginal.

A pergunta é: você consegue ter orgasmo de alguma forma? Estímulo clitoriano, masturbação… Então tudo bem!!! Você está respondendo bem ao estímulo que é o melhor para você, que pode ser diferente de outra mulher e lembre-se: somos únicas!

É preciso respeitar as diferenças.

Se a mulher nunca teve orgasmo e gostaria de ter é necessário ajuda através da terapia sexual para o conhecimento de próprio corpo e dos estímulos eróticos adequados. Ver se tem história de traumas sexuais anteriores ou simplesmente uma educação sexual que não existiu.

Não nascemos sabendo sexualidade, aprendemos como tudo na vida… e ás vezes é necessário a ajuda através de terapia! O estudo PROSEX-Vida Sexual do Brasileiro (projeto sexualidade USP/ Dra Carmita Abdo ,doutora e livre-docente em psiquiatria,  concluiu que 50% das brasileiras tem problemas relacionados a falta de orgasmo, ou seja metade das mulheres…

Algumas  mulheres tem orgasmo clitoriano e querem também ter o vaginal. Ok! O ser humano está aí para aprender cada dia mais! Um não é mais importante que o outro, ou torna a mulher superior ou inferior! O que diferencia é como você dá e recebe o prazer …Qual?? O que é importante para você?! O orgasmo é como uma descarga elétrica cerebral com intenso prazer com contração muscular e relaxamento logo depois!  Significa  capacidade de descoberta e de entrega!!! Permissão para sentir prazer!! Essa descarga é acompanhada de liberação de endorfinas que dão essa sensação gostosa de relaxamento intenso. Um bom orgasmo é o que mais libera endorfinas no ser humano!!!  Isso gera saúde!!!

Estamos falando de saúde sexual, que é um dos  parâmetros aferidos  de qualidade de vida pela organização mundial de saúde – OMS: sexo faz bem a vida e ao cérebro!!!

Em 1967- Desmond Morris, conhecido biólogo do Reino Unido, doutorado na área, um expert em sociobiologia humana, escreve em seu livro O Macaco Nu, que o orgasmo feminino surgiu para encorajar a fêmea a manter intimidade física com seu parceiro e reforçar a ligação do casal, onde  descreve a espécie humana através de uma perspectiva etologista, ou seja, como a que é geralmente adotada à descrição do comportamento das outras espécies animais e conclui que a relativa dificuldade feminina em obter o orgasmo teria um objetivo  favorável para que ela selecionasse um companheiro com qualidades: paciência, atenção, imaginação, inteligência… (será que exigimos demais dos homens????), seria também: motivador de sexo para aumentar a reprodução e motivador do sexo para prazer!! Isso explicaria a fala comum das mulheres de que não existem homens (para o papel família, companheiro, provedor de uma prole) e o fato de também hoje separarem sexo prazer do sexo amor!  Porém o sexo com amor ainda é o que mais traz sensação de conforto e bem estar ao ser humano! Mais intenso, mais interessante!! Exige uma troca que requer investimento!!

É isso aí, o orgasmo envolve toda uma complexidade de fatores que o ser humano tenta entender até hoje, existem pessoas que o buscam desesperadamente e outras que abrem mão dessa energia canalizando para outras esferas da sua vida!!!

E você???  Qual a importância dele na sua vida????

Beijos e obrigada. Até o mês que vem. Pode aproveitar este espaço para tirarem dúvidas e sugerirem questões.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *