Cuidados com a pele no inverno

O inverno chegou e com ele a umidade do ar mais baixa, os banhos mais quentes, a diminuição da vontade de beber água… Tudo isso acaba levando a um maior ressecamento da pele do corpo e do rosto nesta época!

Algumas doenças de pele também costumam se acentuar no clima frio e seco como a dermatite seborreica, a psoríase, a dermatite atópica e a ictiose.

Por outro lado, esse é o momento ideal para quem procura tratamentos estéticos que requerem que o paciente evite a exposição solar. Está aberta a temporada dos peelings químicos e físicos, dos lasers mais agressivos na face e da depilação a laser! O pós-procedimento se torna mais fácil e agradável, e temos o menor índice de complicações.
Algumas dicas pra melhorar a qualidade da pele no inverno:

Manter uma ingestão de líquidos em torno de 2 litros ou mais por dia.  Se está difícil ingerir somente água, experimente os chás, leites e bebidas quentes para ajudar a atingir o volume de líquidos necessários diariamente!

Evite banhos muito quentes e demorados! Por dois motivos!! Primeiro porque temos que economizar água!! E depois porque os banhos quentes removem o manto lipídico protetor deixando a pele mais exposta às agressões do dia a dia, mais sensível e mais desidratada. Evite também o uso excessivo de sabonetes que removem também esse manto lipídico. Opte por sabonetes líquidos ao invés de barra e procure aqueles com maior poder de hidratação.

Não se esqueça do hidratante após o banho! Para cada tipo de pele existe um hidratante específico! O ideal é passar ainda dentro do banheiro, com o vapor do banho, porque os poros estão abertos e isso facilita a penetração do creme e uma maior absorção.

Atenção para a área da face! Lembre-se de respeitar o seu tipo de pele na hora de escolher o seu hidratante facial.
Os lábios costumam ficar mais secos e, às vezes, apresentam rachaduras. Isso pode ser evitado usando hidratantes labiais adequados.

E, por fim, nunca se esqueça de usar o filtro solar, pois mesmo no inverno estamos sujeitos aos efeitos nocivos da radiação, seja o fotoenvelhecimento, sejam as manchas ou o câncer de pele!

Um beijo a todas! Curtam bastante este inverno!!

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *