Calorias Juninas

Oba!! Chegou a época de Festa Junina! Bandeirinhas penduradas, roupa caipira, fogueira, música, dança… E é claro: comidinhas de dar água na boca! Aliás, você sabe a origem da Festa Junina? Alguns dizem que surgiu em comemoração à fartura das colheiras, como uma forma de agradecer a fertilidade da terra. Realmente, que fartura! O que não falta é comida nessa época, né? Você sabe quais são as comidas típicas das Festas Juninas? Tem idéia de quantas calorias têm essas comidinhas deliciosas? Então, prepare-se: agora é a hora de aprender sobre elas!

Festa-Junina

O milho tem presença marcadíssima nas festas, sendo a base de grande parte dos alimentos consumidos na ocasião. Milho verde (1 espiga grande tem 132 Kcal), curau (1 porção média tem 482,4 Kcal), cuscuz (1 pedaço médio tem 135 Kcal), pipoca (1 saco médio tem 89,6 Kcal), pamonha (1 unidade tem 412,8 Kcal), bolo de milho (1 fatia média tem 219 Kcal), canjica (1 concha média cheia tem 135,6 Kcal) são os mais conhecidos e todos têm o milho como base da preparação.
 milho

O amendoim também merece destaque nas Festas Juninas, já que a paçoca (1 unidade tem 114,6 Kcal), o pé de moleque (1 unidade tem 88,4 Kcal) e o amendoim doce (1 pacote pequeno tem 93,8 Kcal) não podem faltar!

Para quem adora relembrar a infância, o cachorro-quente é um grande símbolo (330 Kcal/unidade), com o pãozinho, a salsicha e o molho de tomate. Alguns também acrescentam outros ingredientes, como milho, batata palha e outros molhos.

O Mané pelado (117 Kcal/pedaço pequeno), feito com mandioca, e o arroz doce (147,6 Kcal/colher de servir cheia), feito com arroz e leite, também estão sempre presentes nessas festas típicas. E para quem não deixa escapar uma sobremesa… Tem sempre um doce de leite(116 Kcal/colher de sopa cheia), uma cocada (405,3 Kcal/unidade média) e até a maçã do amor (361 Kcal/porção), mergulhada em calda de açúcar para adoçar ainda mais a noite. Socorro!!!festa-junina1

É Depois de ler sobre tantas comidas calóricas, você deve ter se apavorado. Calma! Festa Junina a gente só tem uma vez no ano, certo?

Nesse caso, não devemos nos privar das comidinhas que gostamos só porque elas “engordam”. Lembre-se que nada engorda isoladamente, tudo vai ser consequência de um contexto todo e uma série de práticas inadequadas. Por isso, o importante é consumir tudo com moderação e, é claro, consumir apenas aquilo que realmente está com vontade, afinal, a gula não é bem vinda! Para te ajudar nas escolhas alimentares das festas juninas, aqui vão algumas dicas:

 Evite alimentos com caldas açucaradas e também aqueles muito salgados

 Prefira os alimentos em sua forma mais natural/primária, como o milho e o amendoim torrado, pois seus derivados têm adição de gorduras e/ou açúcar e até mesmo muito sódio

 Se pergunte se você está mesmo com vontade ou se vai comer só porque não tem o que fazer. Existe uma grande diferença nessas duas situações!

 Se tiver mesmo com vontade, coma devagar, apreciando o alimento. Comer rápido faz com que você não saboreie a comida de forma adequada e acabe querendo comer mais para tentar perceber o sabor novamente.

 Divida a comida com o companheiro(a) ou amigo(a), assim vocês compartilham o momento dividindo as calorias!

 Dance bastante nas festas! A atividade física pode ajudar a amenizar as “jacas”

Divirta-se na sua Festa Junina, encontre os amigos e sorria bastante! Não sofra com a comida, apenas aprecie com moderação!

Carolina Barros

You May Also Like

1 comment

  1. 1

    Aqui tem festa de são joão mas não tem tantas delicias para comer, aqui só festa e álcool, saudades dessas comidas do Brasil..Adorei a dica eu adoro milho é meu preferido…Lindona gostaria de ter seus post na plataforma que trabalho, lá tem muita gente esperando por conteúdos bons..Dá uma olhada lá e si gostar cadastra o blog..bjus
    http://www.feedhi.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *