Moda, herança de família

Olá! A partir de hoje teremos um encontro mensal aqui no portal Atual Idade. Nesse espaço falaremos sobre moda, mas também sobre tudo que serve de inspiração, como artes, cinema e música. Darei dicas bem bacanas de como combinar estampas, cores e estilos, além de customizações. Tudo isso sem drama, porque a moda deve ser divertida!

Minhas primeiras memórias sobre a moda vêm de quando eu tinha 12 anos e passava as férias na casa da minha avó, dona de casa exemplar, que mantinha uma “carreira” digamos que bem familiar. Ela ficava horas a fio, ou melhor, horas à máquina de costura criando e adaptando os modelitos de revistas para suas filhas. Naquele tempo as costureiras não apenas costuravam, como também sabiam modelar e cortar, o que hoje em dia é muito raro de ser visto devido ao aspecto de linha de produção criado em torno das confecções. Claro, a indústria da moda cresceu e hoje ela tem inúmeros “filhos” para vestir. Nesse ambiente fui me apaixonando cada vez mais por moda, dança e teatro. Sempre achei que trabalhar na criação de roupas cênicas seria como fazer parte desse universo de sonhos, foi aí então que quis ser também figurinista.

Que a moda sempre refletiu os aspectos socioeconômicos vigentes, disso nós nunca duvidamos. Desde a antiguidade o ser humano fabrica suas vestimentas de acordo com o que possui de matéria prima, com suas crenças religiosas e com sua arquitetura. Vimos isso nos poucos trajes dos espartanos, guerreiros e guerreiras que mantinham uma relação de culto ao corpo e a guerra, nos índios e sua relação íntima com a natureza, e mais futuramente na corte do rei Luís XVI, marcada pelo Rococó, estilo que pode ser identificado pelos excessos e frivolidades.

Tempos depois chegamos finalmente ao século XX, grande e inesgotável fonte de estudos e pesquisas. Desse período saem grandes inspirações e releituras para a moda atual. Fazendo uma breve análise, observamos que em cada década existe uma antítese entre uma e outra, como se uma tivesse a lógica de negação em relação a anterior. Isso, em minha opinião, acontece justamente porque o século XX foi um marco de comportamento  e se diferencia dos outros séculos quanto à duração dos estilos. Enquanto que antigamente um estilo durava um século inteiro como, por exemplo, o estilo gótico do século XII e o barroco no século XVII, no século XX essas mudanças ocorriam de década a década. O avanço da moda caminhava no mesmo ritmo da sociedade, dos anos dourados do cinema hollywoodiano, do rock n’ roll de Elvis Presley e sua atitude jovem refletida na roupa, do movimento feminista e o episódio conhecido como bra burning, ou a queima dos sutiãs. O movimento hippie e o sexo livre, a discoteca e finalmente o movimento grunge dos anos 90.

Percebemos então a chegada da nossa amiga inseparável de todos os dias: a tendência. Devemos ressaltar que sempre existiu a tendência de moda, mas foi só a partir do século XX que ela ganhou mais destaque por sua relação direta com as mudanças industriais, econômicas e comerciais (fast fashion). As tendências são, portanto, a interpretação das reações socioculturais que surgem em diversos pontos do planeta. Os cool hunters (caçadores de tendências) que trabalham em bureaux, ou estúdios estilísticos, analisam os

sentimentos que pertencem à coletividade e transformam isso em tendência de moda. Hoje esse processo acontece cada vez mais rápido devido à enorme participação das mídias sociais: como o facebook, Instagram, youtube, blogs e etc., fazendo com que cada vez mais a moda venha do consumidor para as prateleiras.

E por falar em tendência, aqui vai uma prévia do próximo post sobre as tendências para o verão 2014.

 

 

Essas são apenas duas das maiores tendências para você se inspirar nesse verão. Mas lembre-se: nesse espaço não apenas falaremos de tendências, mas também de como usá-las a nosso favor e de acordo com nosso estilo único e pessoal. Acredito que a moda é um dos nossos cartões de visita, e a maneira como você se veste diz muito sobre quem tu és.

Fica por aqui que logo, logo tem muitas dicas de estilos pra vocês arrasarem em qualquer situação!

You May Also Like

1 comment

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *