Desmame Noturno

Olá Mamães Atuais, tudo bem?

Como tinha dito no post anterior que ia falar sobre “Desmame Noturno”, aqui estou eu.

Primeiro quero dizer pra vocês: escutem suas amigas mamães experientes e escutem o seu pediatra quando disserem que está na hora de desmamar. Sei que isso é um pouco de cada mãe, mas por minha experiência, a história de “meu filho depois de 8 meses sente fome de noite” não é verdade! Enfim vou começar a saga.

Com 8 meses, o pediatra do Matias me deu a maior bronca por que o Matias ainda mamava a madrugada toda, então fui “pedir ajuda para os universitários” e publiquei em vários grupos de mães sobre o conselho. Foi uma briga feia! Umas diziam que era para deixar ele mamar o quanto quisesse, outras diziam que tinham desmamado e estava tudo bem, enfim, se instalou em mim uma dúvida maior ainda. Nessa época o Matias mamava no peito, e o maior recorde dele foi acordar 20 vezes de madrugada para mamar, e só parar de chorar se desse o peito.

Resultado: eu literalmente era uma zumbi. O detalhe é que todo esse tempo pensei apenas nele, é  incrível como a gente faz isso e acha que se não der o que eles querem somos cruéis, mães ruins… Oi?  Somos um tiquinho despreparadas eu diria, mas o fato foi que com 1 ano e 4 meses, o Matias ficou doente, e como contei aqui: http://www.amandapereira.com.br/filho-dodoi-doi-a-alma/, ele ficou dias tomando só água de coco e sem acordar de madrugada para mamar. Aí caiu a minha ficha de que eu poderia sim, fazer o desmame.

Quando o Matias melhorou, eu decidi, olhei para o pai dele e disse: – Se prepara que vou desmamar o Matias a partir de hoje! E ele, claro, duvidou, porque eu já tinha tentado umas 3 vezes sem sucesso, ele chorava e eu chorava junto. Não aguentava e dava o tete dele, me sentia um monstro e não consegui nenhuma das vezes. Mas no dia que a gente decide é batata, dá certo e ponto.

No primeiro dia ele mamou e foi dormir às 21:00. Às 1:30 acordou e chorou por 1 hora, esperneou, gritou, chorou e eu dizendo que não tinha tetê e que era hora de dormir, que todo mundo dorme de madrugada e que ele tinha que dormir também. Beijei, abracei e ele ficou muito bravo, dei todo o apoio e disse que estava tudo bem, que poderia confiar em mim e dormir sem a tetê. Depois de um tempo pediu o cobertor dele,  deitou e dormiu soluçando. Eu fiquei forte, fui dormir decidida, dessa vez sem chorar e confiante. Às 3:30 acordou novamente, chorou por mais 30 minutos, repetimos o ritual e ele dormiu. Eu fiquei ainda mais feliz de estar conseguindo. Ufa! Novamente, às 5:30 e dessa vez, foi um pouco menos sofrido. Eu dei Gloria! E agradeci a Deus mais do que tudo!

desmame-noturno

No segundo dia a rotina foi igual, mamou e foi dormir às 21:30, acordou às 3:00, chorou por 30 minutos e dormiu, depois às 5:30, chorou menos e dormiu mais rápido no meu colo. No terceiro dia, o mesmo processo, mas o choro diminuiu, assim como no quarto e no quinto, já me fez até rir “Sem tetê, sem tetê” e eu confirmando “Isso Ma, sem tetê, vai nanar”, é pra morrer de amor não é?

A partir do sexto dia, ele foi dormir as 21:00 e 21:30, mamando 210 ml só acorda as 5:30 da manhã e mama um tetê de 40 ml, esse da manhã eu não consegui tirar, porque ele ainda acorda muito cedo e se não der ele fica acordado desde esse horário. Se eu der esse aconchego, ele dorme mais 1:00 pelo menos e nós acordamos às 6:30 da manhã todos os dias, faça chuva ou faça Sol.

desmame-foto-2

Salvo se estiver doente, o corpinho do Matias já entendeu que ele precisa dormir a noite toda. Eu juro que poderia ter me livrado de pelo menos 5 meses de cansaço desnecessário, mas acreditei que ele sentia fome de madrugada e segui uma realidade que não existia.

Se é fácil? Claro que não! Mas é preciso ter pulso firme nas decisões, fazer de maneira frágil não funciona. Precisa ter o apoio das pessoas e confiar em você e no seu filho.

Olhe no olho dele, fale a verdade, foi assim que eu fiz. Ele não sabe e só vai aprender se você ensinar. Muito louco pensar que essa responsabilidade está nas nossas mãos, mas é assim que funciona mesmo.

Se precisar de ajuda, estou aqui!

Dúvidas no desmame surgirão várias, mas preste atenção no que vou dizer “ Você saberá o momento de fazer corretamente” não tenha dúvida disso, você saberá mesmo!

Um beijo

Fotos: Reprodução

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>