A importância da rotina no sono do bebê

Olá mamães atuais!

Tudo bem?

Hoje o post é muito especial porquê vou falar de um assunto importante para todas as mamães, as de primeira viagem e as que ainda não são mamães, que é a rotina do sono do bebê.

E estou falando de uma rotina desde o início tá?  Não pensem que por serem recém nascidos não precisam se preocupar com isso, porquê em qualquer época, o sono é muito importante. Estabelecer horário para o banho, para a alimentação e para dormir,  principalmente depois dos 6 meses, quando começa a ser introduzida a alimentação do bebê, é imprescindível!

Vou contar aqui como estabeleci a rotina do Matias depois dos 6 meses: ele tomava um banho às 18:00 hrs, em seguida eu dava o jantar e quando eram umas 21:30 hrs, o colocava para dormir. Às 00:00 hrs ele acordava e mamava no peito,  (amamentei o Matias até os 11 meses) no início eu dava o leite “A” fresco, fiz isso por 3 meses até que percebi que estava fazendo muito mal para ele. Quando em julho, ele ficou bem doentinho, acabei testando outros tipos de leite como o de coco e o sem lactose e percebi que era preciso mudar o leite e foi o que fizemos depois de conversar bastante com o seu pediatra.

Acho que o mais importante é prestar atenção no que o seu filho passa para você. É incrível como quando faço isso, as coisas se tornam melhores. Essa observação e as adaptações, ajudaram muito para que o sono do Matias tornasse melhor.

aa sono matias

Uma das coisas “erradas” que eu fiz, (algumas pessoas pra quem conto, dizem que preciso mudar o jeito de definir o “errado”) foi não fazer o desmame noturno do Matias, como muitas mães me aconselhavam, dizendo que ele iria dormir melhor à noite. Mas eu ouvi? Que nada! Achei que ele sentiria fome e que precisava dar o leite (assunto do próximo post tá? Desmame noturno!). O que posso dizer é que o sono só melhorou mesmo depois que eu desmamei, ou seja parei de dar leite de madrugada.

Então eu digo que errei por não ouvir o pediatra dele, não ouvir outras mães e, na verdade não ouvir ninguém. Fiz do meu jeito e pronto. Até que, na hora que a coisa apertou de verdade, eu me dei conta de que estava errada. Então parti para o desmame e uma rotina de sono mais “artesanal” como eu chamo, mais criativa e encantadora. Funciona assim:

Ele chega da escola às 17:00 hrs, toma banho e depois mama 120 ml de leite (sem lactose) e vai pra 2ª soneca, já que a primeira ele já tirou na escola, isso dura entre 1:00  a 1:30 hr.

Acorda e vai jantar em seguida e depois brinca muito…

Por volta das 20:30 hrs, começo a diminuir o ritmo das coisas, guardo os brinquedos, ele me ajuda, eu começo a mexer nos livros e já levo ele para colocar o pijama e escovar os dentes. Em seguida conto uma história do livro que ele adora e vamos dar tchau para quem está na casa, papai, titios, irmãos quando dormem aqui e o mais lúdico de tudo, tchau para os brinquedos e sapatos dele que ele adora mexer. Pego o “Tetê”, que é a mamadeira e levo ele pra cama dando tchau para tudo, no caminho já vai bocejando. Quando deita no travesseiro, ele já pega o “Toto” (cobertor), mama, eu apago as luzes, digo que todo mundo também foi nanar e que tá na hora de dormir e assim ele embarca na história e dorme. Ainda acorda uma vez na madrugada, mas o acalmo e ele volta a dormir. Às 6:30 da manhã em ponto, já está desperto.

Essa rotina pra gente foi mais que importante. No dia em que entendi que fazer essa transição do desmame seria importante não só para mim, papai, titios, mas especialmente para o Matias, para sua saúde, qualidade de vida, mudou tudo.

Tem hora em que deixar seguir prejudica. É preciso sim ouvir outras mães, o seu pediatra, ler bastante, se informar e juntar o que a maioria fala e colocar em prática. Fazer experiência com filho de 1 ano e pouco? Não rola mesmo!

Um dia tudo passa. Ufa! Ainda bem que isso realmente existe!

Dúvidas a gente sempre tem, é incrível como mãe tem dúvida gente! Mas é preciso, repito, sentir seu filho, perceber o momento, o que está rolando e dançar conforme a musica. O que não dá é para perder o compasso e não se ligar que estamos educando, criando uma vida, que nesse momento é o mais importante de tudo.

No fim tudo dá certo!

Bjs Mamães Atuais !

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>